quinta-feira, 16 de maio de 2013

Desabafo de um/uma Estudante da UFRB.

Desabafo: 

É cansativo viver na Casa De Estudantes Ademir Fernando, pois o descaso com as pessoas que vivem e trabalham lá, por parte da Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) é evidente.

Até hoje os estudantes não têm uma pia para lavar pratos! Desde o início, a única pia que atendia a 44 pessoas entupiu e a PROPAAE não tomou nenhuma providência. Nós, da mesma forma. Não exigimos que tal providências fossem tomadas, ficamos calados e começamos a usar a lavanderia de roupas para lavar pratos. 

Resultado: Nesta mesma pia que reservamos para os pratos, muitas pessoas lavam roupas, inclusive peças íntimas, panos de chão, baldes de lixo de banheiro, entre outras coisas. E os seguranças? Desde a inauguração da Casa, falamos a respeito da falta de guarita e banheiro para os seguranças. Eles trabalham numa situação desumana. Não tem um banheiro que eles possam utilizar durante o plantão. Todos os banheiros são internos (nos apartamentos). Caso um segurança precise de banheiro, tem que ficar batendo de porta em porta para ver quem faz o favor de deixar que eles utilizem o banheiro, ou talvez eles façam suas necessidades do lado de fora mesmo! Que vergonha! Uma UNIVERSIDADE que tem uma proposta de inclusão, age de forma primitiva com seus servidores.

 E a iluminação! Uma casa tão grande, com tantos moradores e que requer uma boa instalação elétrica, não tem um gerador. Frequentemente as lâmpadas queimam, os chuveiros também. Quando começa o frio então! Depois de dois banhos quentes, já não dispomos mais do recurso do chuveiro elétrico! E a Internet?!! Uma casa de Estudantes e nós não temos acesso à internet? Não entendo muito bem dessa área, mas sei que desde o início o sinal sempre foi ruim e agora nem acesso mais temos. Não sei como vou consegui terminar o meu TCC. Desta forma fica difícil produzir. Estão surpresos!?? Tudo isso faz parte de um programa de inclusão qualificada!! E agora resolvi que não vou mais me calar! Vou falar esta vergonha que acontece na UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), no CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS (CAHL).

Peço que vocês estão na luta também compartilhem comigo e divulguem! Todos precisam saber a dificuldade que passamos.

Depoimento de um/uma estudante da UFRB.